TEXTO: 2ª. Pe 3:18 “ antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia Eterno”.

PENSAMENTO: No ano de 1517, e já transcorreram quase 500 anos, um sacerdote da Igreja Católica Romana, de nome Martinho Lutero, começou a mergulhar fundo na Palavra de Deus, pois se encontrava num dilema existencial, numa luta tremenda entre sua carne e seu espirito. Verdadeira batalha espiritual Lutero travava com seu estado espiritual: um dia sentia-se forte, corajoso, salvo, certo da vida eterna; contudo às vezes se sentia culpado, o pior dos homens, perto do inferno. Ele sentia que havia algo mais que idolatria, velas, sacramentos, ordenanças, bulas, abluções, etc.

1. LUTERO QUERIA MAIS DE DEUS! E DEUS O ILUMINOU!

a) Rm 1:17 – Seis palavras mudaram toda a história espiritual e religiosa da
humanidade
b) Gl 1:10 – Lutero se insurge conta a igreja dizendo; “Melhor é que eu obedeça a Deus do que aos homens. Começa então o Movimento Reformista da Igreja.
c) Dt 5:8 – Lutero descobre que o primeiro mandamento é contra a idolatria. Ele havia sido enganado por causa de dogmas e doutrinas impostas pelo clero.
d) Jo 8:32 – O Espírito Santo de Deus iluminou homens para mostrar a verdade bíblica aos eleitos e predestinados
e) Jo 8:32 – Foi da reforma da igreja católica que nasceram as Igrejas Evangélicas: luterana, presbiteriana, metodista, batista, etc.
f) Gl 1:11,12 – Novamente o evangelho tende a ser humanizado e dogmatizado, e com ordenanças tentam levar o homem à escravidão
g) 1ª. Pe 2:9 – Lutero combateu o clericalismo na Igreja, pois a Bíblia diz que todos os cristãos são sacerdotes
h) Hb 12:22-24(a) – Os cinco princípios básicos da Reforma Luterana são: só a Escritura, só a Fé, só Cristo, só a Graça, sacerdócio universal.
i) Is 6:13 – A Reforma foi um reavivamento dessa brasa, cuja chama de testemunho se espalhou por toda a Terra.

PALAVRA FINAL: Doutrinas estranhas à Palavra de Deus, a toda hora estão batendo à nossa porta. Cabe a nós, os atalaias da fé reformada, vigiar e orar para que o inimigo não nos pegue desprevenidos e nos engane com suas mentiras e vãs filosofias. Mantenhamos, pois, a Sã Doutrina, a Graça, reverenciando aqueles apóstolos de Jesus Cristo, por meio de quem a pureza do Evangelho recuperou a sua honra.

© Igreja Cristo Vive | Desenvolvido por ControlWork
Feito com amor.
Topo
Siga-nos:                    
Skype: cristo.vive.sp